Relatório de
Sustentabilidade 2016

Conheça os principais destaques da AES Tietê no último ano ou acesse o PDF
completo para saber mais sobre nossa estratégia, iniciativas e desempenho.


Mensagem da Liderança

Ítalo Freitas Presidente da AES Tietê

O setor de energia, tradicionalmente unidirecional, está passando por uma profunda transformação no Brasil. Cada vez mais empoderado para escolher como suprir sua demanda por energia, o cliente está no centro das tomadas de decisões. Nesse modelo, a complexidade ligada à gestão do consumo e às mudanças tecnológicas definem possibilidades inéditas e mais adaptáveis à diversidade de organizações que dependem de energia.

Essa nova dinâmica de gestão dos insumos energéticos gera oportunidades para novos modelos de negócio. Na AES Tietê, revisamos nossa estratégia para dar mais foco ao crescimento de nossos negócios e na geração de valor para nossos públicos de relacionamento com base nesse novo contexto. Com uma plataforma de soluções integradas e inovadoras de energia, nos adaptamos às necessidades de cada cliente.

Para isso, nosso portfólio foi ampliado para oferecer energia à pronta-entrega e soluções sob medida, com novas tecnologias para geração distribuída, autoprodução e armazenamento de energia. Também focamos na diversificação da nossa matriz energética, buscando expandir a capacidade instalada por meio de fontes renováveis, como a eólica e a solar, e fontes térmicas, a partir de gás natural. Nossa meta é alcançar 50% de nosso EBITDA* com negócios não relacionados a energia hidráulica até 2020, visando à mitigação do risco hidrológico por meio de contratos longo prazo.

Em 2016 passamos a atuar principalmente no mercado livre de comercialização de energia, com o encerramento do contrato bilateral de fornecimento para a AES Eletropaulo. Finalizamos o ano com 95% da energia contratada a preços de mercado, mesmo em momentos desafiadores em relação à hidrologia. Esse desempenho demonstra que estamos no caminho certo na gestão de nossos riscos e diversificação dos negócios.

Em nosso modelo de negócios, os ativos de geração hidráulica são fundamentais e demandam que continuemos a ter uma excelente gestão sobre eles. Isso inclui tanto a manutenção e operação das usinas e eclusas, quanto os investimentos em programas ambientais e de monitoramento das bordas dos reservatórios. Em 2016, destacamos o reflorestamento de 409 hectares no entorno de nossos reservatórios, resultado das iniciativas e investimentos próprios, além das parcerias estratégicas.

A segurança continua sendo nossa prioridade absoluta. A prevenção de acidentes é um de nossos compromissos e deve ser perseguida incessantemente por nossos colaboradores e contratados. Por isso, estamos reforçando nosso Programa de Segurança, para garantir maior aderência das operações aos procedimentos e protocolos que estabelecemos para a realização das atividades diárias.

Por fim, ressalto três importantes reconhecimentos externos que conquistamos em 2016: a inclusão da AES Tietê na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial pelo 10º ano consecutivo e nossa presença no ranking das 150 Melhores para se Trabalhar no Brasil. Também conquistamos o Troféu Transparência, na categoria Companhia do Setor Elétrico, concedido pela Anefac. Esses são resultados das nossas boas práticas de gestão e relacionamento com os públicos com base em nossos valores, os quais devemos colocar em prática diariamente.

Para 2017, avançaremos na diversificação e crescimento por meio de novos projetos e soluções inovadoras para nossos clientes. Dessa forma, queremos consolidar o papel da AES Tietê como protagonista da transformação do setor de energia no Brasil.

*Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

NÓS SOMOS A AES TIETÊ

Somos uma plataforma inovadora e integrada de energia adaptável às demandas de nossos clientes. Oferecemos produtos de pronta-entrega e soluções sob medida que garantem autonomia em energia e permitem que os clientes decidam a forma mais sustentável de fornecimento em todos os sentidos: eficiência, disponibilidade, confiabilidade e inovação.

Fazemos parte de um dos principais grupos do setor de energia no país. Além da AES Tietê, a AES no Brasil é composta pela AES Uruguaiana (geradora), AES Eletropaulo (distribuidora) e AES Ergos (empresa de serviços). No último ano, mudanças organizacionais foram implementadas com o objetivo de alavancar o crescimento com soluções de energia, inovação e novas tecnologias.

Para assegurar a disseminação dos valores e da ética nos relacionamentos com todos os públicos, contamos com o Programa de Ética e Compliance da AES Brasil, que possui três pilares: Educação e treinamento; Compliance contratual; e AES Helpline.

Globalmente, integramos a AES Corporation, companhia presente em 17 países entre Américas, Europa e Ásia, listada na Bolsa de Nova York e com um amplo portfólio em distribuição, geração de energia a partir de fontes térmicas ou renováveis e armazenamento de energia.

Saiba mais sobre a AES no mundo

Nova plataforma comercial

Em 2016 reestruturamos a nossa plataforma comercial para passar a oferecer aos nossos clientes uma ampla gama de soluções inovadoras de energia. Com a nova organização, a AES Tietê adota procedimentos mais robustos de inteligência de mercado, amplia a oferta de produtos oferecidos e atua em parceria e muito mais próxima dos clientes para entregar soluções sob medida e com autonomia.

Nossa Estratégia

Para avançarmos em direção à visão da AES Brasil e sermos reconhecidos por nossos clientes e acionistas como principal parceiro de soluções inovadoras de energia, atuamos de acordo com o Planejamento Estratégico Sustentável, que apresenta os objetivos de longo prazo e a maneira como serão alcançados.

Esses objetivos foram aprovados por nossa liderança em 2016, quando construímos o ciclo do planejamento de 2017 a 2021, considerando as mudanças e tendências no setor energético, além dos riscos e oportunidades de geração de valor que existem nos segmentos em que atuamos. Novos objetivos e metas foram estabelecidos para a AES Tietê (saiba mais no PDF).

Visão

Ser reconhecido pelos nossos clientes e acionistas como principal parceiro de soluções inovadoras de energia de forma segura, sustentável, confiável e acessível.

Missão

Promover o bem-estar e o desenvolvimento por meio do fornecimento seguro, sustentável e confiável de soluções de energia.

Direcionadores estratégicos

• Promover a inovação
• Garantir eficiência operacional
• Ampliar opções
• Reduzir riscos

Modelo de Criação de Valor

Nosso modelo de criação de valor busca demonstrar, a todos os públicos de relacionamento, como transformamos insumos e criamos valor nos diferentes tipos de capitais (financeiro, humano, intelectual, social e de relacionamento, manufaturado e natural).

Inovação e pesquisa

A plataforma Inovação AES, estruturada em 2016, permeia as empresas da AES Brasil, direcionando estratégia, investimentos e processos dentro de cinco direcionadores.

No âmbito dessa plataforma, a iniciativa de aceleração de projetos busca desenvolver produtos, serviços ou novos modelos de negócio em parceria com startups e outras empresas dentro dos temas Internet das Coisas, Energy Storage, Eficiência Energética, Geração Distribuída e Veículos Elétricos. A iniciativa recebeu 233 inscrições e selecionou 8 finalistas em 2016. Em 2017, após realizarmos reuniões e workshops com as escolhidas, serão definidos os dois projetos que

passarão pelo processo de aceleração e implementação das soluções apresentadas.

Um dos principais diferenciais dessa iniciativa é o fato de ela ser financiada com os recursos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), conforme a regulamentação, promovendo a inovação para o setor como um todo a partir do expediente regulatório definido pela ANEEL. A participação da AES Brasil será no papel de codesenvolvedora do projeto, e não no capital societário das empresas.

Internet das Coisas

Energy Storage

Geração Distribuída

Eficiência Energética

Veículo Elétrico

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA AES TIETÊ

Em 2016, investimos um total de R$ 6,7 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Iniciamos o desenvolvimento do sistema de microgrid*, um software que utiliza algoritmos para determinar a máxima eficiência na utilização da energia combinando as diferentes fontes energéticas disponíveis.

Na frente de Energy Storage, avançamos no projeto de instalação de baterias para potencializar a oferta de energia ao sistema. Com a solução

acoplada a um gerador auxiliar, anteriormente utilizado para geração própria da Usina Hidrelétrica de Bariri (SP), será possível disponibilizar cerca de 0,5 MW ao SIN em períodos de ponta.

Fomos, ainda, a primeira companhia nacional a realizar um projeto para o desenvolvimento de um novo modelo matemático, chamado de Smart-Sen, que possibilitará reduzir os riscos decorrentes da intermitência de fontes renováveis, como a solar e a eólica.

*Rede elétrica de pequena escala que opera de forma independente ou em conjunto com o sistema de fornecimento de energia principal da região.

ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO

A AES Tietê é a principal plataforma de crescimento dos negócios da AES Brasil. A diversificação da capacidade instalada na geração de energia centralizada ou distribuída está em linha com o Planejamento Estratégico Sustentável do grupo.

Em geração distribuída, oferecemos aos nossos clientes uma plataforma integrada de soluções e serviços. Nosso modelo de atuação concentra todas as etapas de desenvolvimento e operação dos projetos: viabilidade econômica, instalação, manutenção, operação e gestão da energia gerada.

No segmento de armazenamento de energia por meio de baterias (Energy Storage), a AES Tietê é pioneira no Brasil em oferecer

essa solução aos clientes. Em 2016, realizamos um seminário internacional de Energy Storage em São Paulo, com o objetivo de promover constante diálogo com entidades do setor elétrico, apresentar a tecnologia, suas aplicações e benefícios, bem como contribuir para o aprimoramento do modelo regulatório.

A AES Corp. é líder mundial em Energy Storage. As soluções estão instaladas em países como Estados Unidos, Chile e Inglaterra e atendem necessidades relacionadas à diminuição do risco de intermitência de fontes eólicas, aumento do fornecimento nos horários de ponta e incremento das fontes renováveis na matriz energética.

Eficiência nas operações

Nosso parque gerador é composto por 9 usinas e 3 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) conectadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional). No último ano, nossas usinas produziram 13,1 mil GWh de energia, volume 65,1% maior do que em 2015, devido às melhores condições hidrológicas do período associadas à programação de geração de energia mais elevada.

Investimos R$ 21,4 milhões, em 2016, na construção do novo COGE (Centro de Operações da Geração e Eclusas), localizado no município de Bauru (SP), responsável pelo gerenciamento centralizado de nossas usinas. A nova sede do COGE, que começará a operação em 2017,

estará equipada com placas fotovoltaicas e uma célula de combustível, que contribuirão para o abastecimento de energia do local.

O monitoramento e o controle da utilização e da ocupação das bordas dos nossos reservatórios são realizados continuamente, com foco na preservação dos recursos naturais, na segurança da população e na prevenção de impactos ambientais. Em 2016, reflorestamos 409 hectares no entorno de nossos reservatórios e lançamos o programa Mãos na Mata, que tem o objetivo de promover o reflorestamento de 3 mil hectares no entorno dos 12 reservatórios da AES Tietê.

Nossas usinas

PROTEÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Os investimentos e programas que realizamos para promover a conservação da biodiversidade no entorno de nossos reservatórios, além de atenderem às demandas legais relacionadas à concessão dos ativos e processos de licenciamento, contribuem para o desenvolvimento sustentável da região.

Nosso Programa de Manejo Pesqueiro promove o repovoamento dos rios com alevinos de espécies de peixes como a piracanjuba, ameaçada de extinção. Em 2016, estudos científicos demonstraram a eficácia do Programa de Manejo. Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina identificaram que

peixes adultos, capturados no último ano, possuem a mesma composição genética dos alevinos soltos em 2013, comprovando que os peixes criados em tanques conseguiram se desenvolver nas bacias hidrográficas.

Iniciamos um novo projeto que visa a preservação do bagre-sapo, espécie de peixe que também está em risco de extinção. Batizada de “Barriga de Aluguel”, a iniciativa tem como objetivo criar técnicas de biotecnologia para que seja gerado um filhote com características genéticas preservadas a partir de um óvulo já fecundado de uma outra espécie não ameaçada – a mandi-guaçu.

Segurança em primeiro lugar

A segurança de nossos colaboradores, prestadores de serviços e da comunidade é nossa prioridade no desenvolvimento de nossas atividades. Em nosso Planejamento Estratégico Sustentável, estabelecemos metas de desempenho relacionadas a esse aspecto e que são acompanhadas periodicamente pela Diretoria.

No último ano, não houve acidentes fatais em nossas operações e nenhum incidente envolvendo nossos colaboradores próprios.

Cumprimos as metas estabelecidas para 2016, exceto aquelas relacionadas a acidentes com contratados.

Com foco na conscientização das comunidades do entorno de nossas usinas, realizamos campanhas educativas sobre segurança e a importância do respeito às sinalizações existentes no entorno dos reservatórios. Em 2016, 5.201 pessoas participaram de visitas às usinas e eventos desenvolvidos pela AES Tietê. Desde janeiro de 2009, não há acidentes com a população em nossas usinas.

Nossos públicos

Na estratégia de crescimento e desenvolvimento dos negócios da AES Brasil, a gestão dos públicos de relacionamento é fundamental para entender suas necessidades e desenvolver estratégias para potencializar o valor compartilhado por meio de nossas atividades e operações. Para estruturar esse processo e definir os melhores mecanismos de engajamento, nossos públicos de relacionamento foram agrupados em uma matriz.

Em 2016, a AES Brasil foi uma das empresas que participaram das discussões com o GVCes (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas) para a construção de uma ferramenta de avaliação de riscos socioambientais e criticidade na cadeia de suprimentos. Nossa contribuição está baseada na matriz utilizada no programa Parcerias Sustentáveis como ferramenta para avaliar e desenvolver os fornecedores.

Realizações em 2016


Colaboradores

Em 2016, a AES Tietê entrou no ranking das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar, elaborado pela revista Você S/A.

Investimos R$ 694,4 mil em treinamentos e programas de capacitação dos nossos profissionais.


Fornecedores

O programa Parcerias Sustentáveis direciona as ações de seleção e desenvolvimento de nossos parceiros.

Os contratos de parceiros que têm alto nível de criticidade e complexidade, como os prestadores de serviços para manutenção das usinas, são gerenciados por meio do IDF (Índice de Desempenho do Fornecedor).


Comunidades

O Instituto AES, criado em 2016, aumenta a capilaridade da nossa atuação e os impactos positivos que causamos por meio de nossos projetos.

O Instituto AES gerencia a atuação social voluntária em três pilares: Formação do cidadão, Inovação para o desenvolvimento social e Empreendedorismo consciente.

• 16 mil horas de capacitação para os colaboradores
• 97 fornecedores da AES Tietê avaliados
• R$ 4 milhões investidos em projetos sociais